1.6.12

Olé! Olé? - Corrida de touros em Madri

O Festival de São Isídro, o padroeiro de Madri, que tem seu dia comemorado todo dia 15 de maio, é o ponta pé inicial para o ápice da temporada de corrida de touros. É ali na Plaza de Las Ventas,  que até o final de outubro, todo domingo, às 19h, a função acontece.
Clube dos Mapas

E essa função, mesmo com todas as controvertidas opiniões a respeito, especialmente, em relação à  matança dos touros, fazia questão de vivenciar.
A casa estava lotada. Na fileira de trás do meu assento, um grupo de amigos comentavam sobre as expectativas para o dia. O casal de idosos sentado ao lado comia apressado o sanduiche de pão francês recheado com calamares, minha irmã se abanava tentando espantar o calor e eu observava, o que parecia ser um pai com suas duas crianças na faixa dos cinco anos procurando por seus lugares. Nos olhos das crianças, assim como no meu, excitação típica de primeira vez.

Clube dos Mapas

A campainha apitou, a banda estremeceu as caixinhas e show começou.
Os Matadores  ou toureiros do dia eram Matías Tejela, Miguel Tendero e Juan Del Álamo. Cada um deles lutaria com dois touros acompanhados de sua trupe em três turnos de mais ou menos 15 minutos.  

Paseo
 Após o Paseo ou o desfile para o respeitável público a primeira etapa ou Passa capô começa. O Matador Juan Del Álamo seguiu a regra e, enquanto os toureiros da sua equipe  usavam os capôs do brega ou as capas amarela com rosa e  levavam o touro por toda a arena, ele fazia o reconhecimento sobre o animal e  definia suas  estratégias.

Clube dos Mapas
Passa capô
Na segunda parte os Picadores e os Banderilleros entraram em ação. O picador, no seu cavalo, com uma lança tem como objetivo de uma única vez atacar o pescoço do touro. Esse momento serve também para o Matador avaliar quão  bravo o bicho é  de acordo com a luta dele contra o cavalo. Em seguida o banderillero (um dos toureiiros da equipe) enfia três banderillas nas costas do touro.

Clube dos Mapas
O touro já com as Banderilleros nas costas

O povo grita!
Na terceira e última parte conhecida como Faena o Matador enfrentou o touro sozinho usando a muleta ou capa vermelha que cobre a espada fina e cortante que serve como isca para o grande golpe. É o clímax da festa, hora do verdadeiro show. Os mais entusiasmados levantaram, gesticularam, deram ordens. Quando a sequência de movimentos  suaves e rígidos  como de um bailarino bem treinado começou  o povo silenciou até que um coro forte ecuou: Olé! Olé!

Clube dos Mapas
O Matador  Tejela durante a Faena usando a muleta
Seduzido e delimitado o touro tenta escapar da morte. A luta segue. As manobras, praticamente, corpo a corpo se intensificam e o Matador se posicionou a uma distância de uma ou duas espadas para realizar a manobra final: bem ali, logo após o pescoço, num ponto específico e de uma única vez.

Clube dos Mapas
Álamo durante a Faena


Pronto!

O vídeo mostra a Faena - ou a morte do touro. As cenas estão tremidas e não foram editadas.
Rapidamente outra equipe entra para recolher o animal e limpar todo o sangue que esguichou da Faena bem feita de Álamo.

Clube dos Mapas
Ele recebe os aplausos do público o que significa aprovação. O presidente da tourada levanta um lenço e o matador entende que sua aprovação foi boa, (um ou dois lenços podem ser levantados o que equivale uma ou as duas orelhas do touro. Ainda, em casos especiais, o Matador pode  levar o rabo) mas não o suficiente para levar nenhuma parte do touro para casa.
O show segue e as crianças junto com o pai continuam com os olhos vidrados assim com o casal de idosos do meu lado, todos prontos para gritar mais uma vez Olé e comprovar que as corridas de touro é mesmo um patrimônio cultural espanhol e que dificilmente aqueles 22 mil lugares ficarão vazios.
Mapeando
Os ingressos no local podem ser adquiridos a partir de dois dias antes da corrida.
No dia presenciei uma fila enorme para compra de ingressos.
Comprar online aqui é o melhor caminho. Para trocar o comprovante pelos ingressos originais, bastou colocar o cartão de crédito utilizado na compra na máquina de auto-serviço e pronto.
Durante o mês de junho as corrida são diárias.
Metrô: Ventas

Clube experiência
Optei pelo setor Tendido Alto – Sol a 12 euros e a localização estava perfeita.
O valor dos ingressos variam de 4 a 140 euros dependendo dos Matadores, do dia, da localização do assento se é no Sol, sombra e etc.
Não esqueça de alugar a almofadinha por 2,50 euros já que vais ficar sentado numa espécie de arquibancada por mais ou menos duas horas.

Nenhum comentário: