19.10.12

Lisboa, com sua licença... estou a entrar!

O Clube dos Mapas pegou as mudas, colocou na mala amarela e deixou Dublin. Cheio de pretensões despretensiosas fincou bandeira em Lisboa, a capital portuguesa iluminada por um brilho exclusivo e singular.
Enquanto me preparo pra defender minha tese de mestrado em Práticas Culturais, vou contando o que de melhor a terra de Fernando Pessoa tem a oferecer. Num ano  em que a situação econômica assusta os portugueses e chacoalha as estruturas previamente  delimitadas vou fazer do limão uma caipirinha daquelas.
Lisboa, com sua liçença... estou a entrar!
 
 
Entrei e tomei  o "eletrico" para chegar ao miradouro da Graça, a saída pra fugir das lombas-coloca-língua de fora na cidade das sete colinas.
 
 
Lá do alto essa é a vista que o Rio Tejo proporciona.
Pastelaria Portuguesa, Rua Almirante Reis. Metro Arooios
Galão e pão de deus com fiambre e queijo = pingado com pão doce com presunto e queijo

Padarias, muitas padarias espalhadas por todos os cantos com um menu de café - paixão nacional a qualquer hora do dia ou da noite, e de pães de comer chorando.


 
 Se tem uma praça tem alguma coisa acontecendo. E o Clube dos Mapas estará na primeira fila, com certeza!
 
Mosteiro dos Jéronimos
 História, arte, cultura... é o que vamos vasculhar.
 
Mosteiro dos Jéronimos

Azulejos. Ah! os azulejos...e o Tejo visto do alto da Torre de Belém?


Torre de Belém
  E olha a senhora que vê a vida que passar pelo Bairro Alto.

 
 Bairro Alto que briga feio com o Cais do Sodré pelo título de lugar da boêmia.

Rua Nova de Carvalho, Cais Sodré
 Lisboa, ó Lisboa...

E tem os cafés cheio de estilo como o Pois, cafe! Ora pois...pronto!

Pois, cafe - Praça da Sé
 
Vou me valer das palavras  de Ricardo Reis (14-02-1933) uns dos heterónimos do meu poeta preferido Fernado Pessoa (1888- 1935) para transcrever minha missão em terras luso:
 "Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
 
Castelo de São Jorge e o próprio
 E peço a São Jorge, que do alto lá do seu Castelo proteje a cidade e os que nela escolheram para chamar de sua, que abra meus caminhos! Salve!

Nenhum comentário: