1.11.12

Pão por Deus lisboeta no dia de todos os Santos


Hoje é feriado nacional em Portugal. Homenageia-se os Santos cristãos pelo dia de hoje e os finados pelo dia de amanhã.

Aqui em Portugal ainda, no dia de todos os Santos era tradição as crianças sairem juntas na rua e pedir   "Pão por Deus" de porta em porta. Quando pediam recitavam versos e recebiam como oferenda: pão, broas, bolos, romãs, frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano.
Era também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. O que acabou promovendo em algumas povoações o ‘Dia dos Bolinhos’.

Esta tradição começou em Lisboa em 1756, um ano após o terrível  terremoto que destruiu a cidade em 1º de Novembro de 1755. Nessa fatalidade morreram milhares de pessoas e a população da cidade - na sua maioria pobre - ainda mais pobre ficou.

Como a data do terramoto coincidiu com o 1°de novembro os Lisboetas aproveitaram a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, uma manisfestação com a intenção de amenizar a situação paupérrima em que ficou a população.

As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão. "Pão por Deus".

Este costume perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado através das crianças gradualmente para todo o país.

Nos dias de hoje a tradição ficou limitada a cidade religosa de Fatíma. De qualquer forma vou deixar uns bolinhos pra Deus separados e faço também uma homenagem aos santos, a quem tanto peço, e, hoje, agradeço com uma galeria de fotos das igrejas que passei nas minhas andanças. Obrigado!
 
Santa Bárbara na Catedral de São Paulo em Antuépia, Bélgica

São Miguel, no alto da sua igreja em Viena, Áustria

A Igreja sem santos de São Donato em Zadar na Croácia

Minha preferida: Nossa Senhora da Conceição na Catedral de Maria em Dublin, Irlanda

Igreja Alexander Nevsky em homenagem ao santo que deu nome ao templo em Tallinn, Estônia

O telhado colorido da Igreja de São Matias que proteje os santos em Budapeste, Hungria

O brasão de Cáritas, uma organização humanitária internacional com atuação em mais de 200 países, na Catedral de Liverpool, Inglaterra

Fachada da Igreja São Paulo em Londres, Inglaterra

São Francisco, Madri, Espanha

Santa Ceia recriada no Folk Museu em Oslo, Noruega

Notre Dame, Paris, França

Papa João Paulo II em Cracóvia, Polônia

São Jorge, da minha coleção particular

Nossa Senhora do Sagrado Coração nas casas de Alfama em Lisboa

Nenhum comentário: